sábado, 6 de setembro de 2008

Hora de trabalho...


Esta postagem é para os colegas de profissão. Uma sugestão de trabalho para semana da Consciência Negra.

Este projeto foi idealizado para atender ao calendário da escola em que leciono. Lá, quando cheguei havia um projeto intitulado "Dandara", desenvolvido durante a Semana da Consciência Negra. Para participação dos meus alunos, pensei em uma atividade em que eles pudessem participar integralmente do processo sem a perda do foco de desenvolvimento do conteúdo programático. Três atividades foram estabelecidas e designadas às turmas, de acordo com o seu perfil: teatro, exposição e documentário.

O Teatro

Coube à turma mais jovem a apresentação de uma peça de teatro em que se retrata uma situação relacionada ao tema. O grande desafio seria a construção do roteiro e logo após o texto dramático.

O desenvolvimento desta etapa foi muito divertido, é claro. Vocês, colegas, sabem o que ocorre quando permitimos que a criatividade ande solta pela sala. Surgiram inúmeras idéias, umas possíveis outras absurdas, é neste momento que nossa participação como moderadores é fundamental. Digo moderadores, porque são os alunos quem concebem e executam, nós apenas aparamos arestas e oferecemos recurso e/ou conhecimento para solucionar algum problema que ocorra. As situações que foram definidas para serem retratadas: assinatura da lei Áurea, declaração da liberdade acompanhada de grande festa.

A exposição

Esta atividade foi direcionada à turma mais madura, entre 40 e 60 anos, por não requerer maior exposição dos alunos. Aqui, também a concepção e a execução foram assinadas pela turma. Decidiram pesquisar os escritores negros da Literatura Brasileira. O desafio foi a pesquisa, a compilação e resumo, o texto de abertura da exposição e apresentação aos visitantes.

O documentário

Este momento foi o mais complexo, pois outras pessoas da comunidade foram envolvidas. A proposta era de apresentar à comunidade escolar as influências africanas na comunidade local da escola, por isso intitulamos o trabalho de Manifestações afro-descendentes: as várias linguagens.

O grande desafio desta etapa tratava-se do planejamento e execução do documentário. Para isso, foi necessário que eles assistissem a um como exemplo, para conhecer este tipo de linguagem.

Conhecer a estrutura do documentário foi fundamental. Determinar bem cada momento como: que tipos de eventos devem ser filmados, onde você deve ir para filmá-los, quem – ou que tipo de pessoa – deve ser filmada, que tipo de comportamento você está procurando, o que você precisa como background para as tomadas, que tipo de depoimento – tanto de arquivos quanto de entrevistas – pode ajudar você a apresentar a idéia do documentário. Isso embasou a produção do texto de apresentação do filme.

Em relação à produção, decidiu-se que a escola de samba, o grupo de pagode, o terreiro de candomblé (contribuição da língua Ioruba) seriam as manifestações privilegiadas, pois se destacavam no local, no bairro Cubango, em Niterói.


Este projeto está estruturado e pronto para ser aplicado. Caso alguém queira desenvolvê-lo em sua escola, me escreva.

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