sábado, 20 de novembro de 2010

Consciência Negra em foco no SESC Teresópolis



Consciência Negra em foco

Dia 18/11
19h
Palestra Ecos da hipertensão: vivências de mulheres negras no Rio de Janeiro

Adriana Soares Sampaio – Psicóloga especialista em História da África e do Negro no Brasil e mestre em Psicologia Clínica.
Pesquisa realizada com 15 mulheres que se identificavam como negras apontaram diversos relatos de como suas vivências contribuíram para o agravo da saúde e desenvolvimento de doenças como a hipertensão.
Local: Sala de Vídeo


Dia 24/11
14h
Oficina de Tranças Afro
Oficina voltada para a transmissão de uma tradição e valorização de uma identidade.
Local: Quiosque


14h 
Oficina de Jongo
Patrimônio Imaterial, tombado pelo IPHAN em 2005, o jongo é um ritmo tradicional afro-brasileiro típico da região sudeste imerso em conceitos que valorizam a vida comunitária, respeito à ancestralidade e a natureza. Oficina específica para agendamento de escolas.
Local: Quadra


18:30h
Mesa redonda – Sustentabilidade e Relações Etnicorraciais

Composição da mesa:

Fernanda da Silva Santos, Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da SEE / RJ; Jorge Luiz Silveira Ribeiro, Professor de História e Sociologia da SEE / RJ e do Município de Nova Friburgo; Simone Ferreira dos Santos, Professora de Geografia e Gestora de Projetos – CIEDS; Glória Maria dos Santos Corrêa, Professora do Ensino Fundamental da SME / RJ.

Com base na aplicação da Lei 10.639 / 03 que inclui no currículo oficial a temática História e Cultura Afro-brasileira a mesa propõe o debate sobre as relações etnicorraciais em favor do alcance de um cenário sustentável, promovendo o respeito à diversidade e aos seus espaços de manifestação com a responsabilidade de contribuir para uma boa relação com o meio ambiente.
Local: Teatro20:30h 



Show Identidade
Show de encerramento da mesa redonda com o Grupo Negros & Vozes, explorando o repertório de músicas do folclore africano, sul americano, MPB e Blues norte americano
Local: Teatro 



Serviço:
  • O SESC - Teresópolis fica na Av. Delfim Moreira, 749, Várzea.
  • Eventos gratuitos.
  • Todas as atividades necessitam de inscrições prévias pelo telefone 2743-6932, pelo e-mail joycenahoum@sescrio.org.br ou pessoalmente na administração do SESC. Em caso de sobra de vagas, no dia da atividade a participação será liberada


Jinsambu uá Mukuolua-muhatu pala Nzambi

Em função do Dia dos Professores, compartilhei com vocês minha alegria em ter uma aluna premiada em um concurso de poesia promovido pela UPPES. Para minha surpresa, a alegria do momento fora indescritível.

Durante a cerimônia de entrega do troféu, ao subir ao palco e declamar a poesia premiada, a minha querida e talentosa Alecy aproveitou a oportunidade para me agradecer da forma mais honrosa e sublime: escreveu um poema para mim no idioma bantu. Como ela conseguiu produzir esse poema? Com as palavras e as expressões que apresentei nas aulas durante o projeto sobre o jongo. Além de estudarmos esta manifestação cultural, também conhecemos um pouco do universo dessa cultura, como os países que falam esse idioma, a influência dele em nossa Língua Portuguesa, os diversos dialetos que o compõe.

E garimpando palavras, selecionando emoções, escolhendo desejos ela esculpiu este MEU presente inesquecível.


Jinsambu uá mukuolua-muhatu pala Nzambi
Oração de uma guerreira para Deus

Alecy Lasse da Cruz, aluna 8 ano - EJA E.E. Dr. Memoria

Nlundi kamba (Guardião amigo)
Kubolama kamba (Ajoelha-se amigo)
Kujikula o muxima (Abri o coração)
Nzambi kubana o kukóue (Deus vai dar vitória)

Nzambi kubana nguzu (Deus vai dar força)
Kunoka dibutu (Chuva em abundância)
Kuikila kamba (Acredita amigo)
Dibanda uá makóiu (Chuva forte de benção)

Sansuka a kikóue (Viver na vitória)
Ukindi o Nzambi (Honra a Deus)
Ntonta, nguzu Nzambi (Experiência, força só em Deus)

Nguzu Nzambi (Força só em Deus)
Makóiu ni ngala (Benção e alegria)
Kubolama ni kutondela (Ajoelhar-se e agradecer)
Nzambi ikale ni enhe (Que Deus lhe acompanhe)